A alimentação da cadela gestante e lactante

Cadela lactante alimentando seus filhotes.

Sabemos que as mamães caninas precisam de cuidados especiais, como o acompanhamento de um médico veterinário e atenção quanto às atividades físicas. Mas, você sabia que também é preciso ter um cuidado com a alimentação da cadela gestante e lactante? Isso porque, a dieta ideal irá garantir a saúde de sua dog e de seus filhotes.

A gestação de cadelas tem uma duração média de 63 dias (aprox. 2 meses) e se divide em 2 fases:

  • Embrionária (até o 40º – 42º dia): inicial, onde os órgãos começam a se desenvolver;
  • Fetal (após o 42º dia): fase final de desenvolvimento e onde ocorre o ganho de peso.

 

O número de filhotes varia de acordo com a raça, idade e estado de saúde da mãe. E para a contagem dos fetos, utiliza-se o Raio X a partir do 45º dia de gestação.

Após o parto, a amamentação dura de 6 a 8 semanas. Aliás, você sabia que as cadelas produzem mais leite para seus filhotes do que as mulheres para seus bebês?

Cadela gestante deitada na cama.Alimentação: cadela gestante e lactante

As necessidades energéticas e nutricionais da dog gestante mudam de acordo com as duas fases da gestação. Na fase inicial, mantemos a dieta habitual, evitando o excesso de peso precoce que é prejudicial. A fêmea não deve ganhar mais do que 30% de seu peso original durante a sua gestação. Também nessa fase, a cadela pode perder o apetite ou apresentar náuseas e vômitos.

Na fase final, o requerimento energético é maior, pois ocorre o crescimento dos filhotes e os cuidados com a saúde da mãe que irão refletir em sua produção de leite. Assim, a partir da 3ª ou 4ª semana de gestação, deve-se introduzir uma alimentação para filhotes que é mais rica em nutrientes, como cálcio e proteína, e fornece mais energia do que os alimentos para adultos. As necessidades energéticas da fêmea aumentam em torno de 10% por semana a partir da 5ª semana de gestação, e por isso, ajustes de quantidade devem ser feitos.

Durante a lactação, você deve manter o alimento para filhotes de forma que a sua dog receba a energia extra de que precisa para amamentar a sua ninhada. Essa dieta fornecerá resistência e ajudará na produção de leite de alta qualidade. Nesse período, deve-se aumentar as quantidades de alimento gradativamente, seguindo indicações específicas para cada dog. No final da amamentação, lembre-se de que é importante que a sua dog volte a comer o alimento de manutenção assim que recuperar a sua condição corporal ideal.

Com o maior volume de alimento diário durante a gestação e lactação, uma dica é que a dieta passe a ser fracionada em mais refeições por dia. Dessa forma, será mais fácil e confortável para a sua dog consumir toda a quantidade.

A alimentação natural é a melhor opção

Aqui na ElevenChimps, temos a opção da dieta de filhotes, com todos os benefícios de uma alimentação natural. Lembrando que você deve informar à nossa Equipe Veterinária caso a sua dog esteja em fase de gestação ou de lactação, e nos fornecer os dados que tiver, e em especial:

Gestação

  • Peso atual e original
  • Tempo de gestação em semanas

 

Lactação

  • Peso atual e ideal
  • Número de filhotes
  • Tempo de lactação em semanas

 

Além disso, você deve nos passar as atualizações de peso de sua dog a cada semana, e quaisquer outras observações para possíveis ajustes da dieta. Assim, conseguimos garantir através de nossos cálculos que a quantidade esteja sempre adequada para a mais nova mãe.

Clique aqui e conheça a Lolli, pastor de shetland, que come a nossa dieta há 2 anos e se tornou mãe de 6 bebês lindos. Seus filhotes estão crescendo super saudáveis! E siga o nosso Instagram para conhecer mais histórias de dogs que tiveram as suas vidas transformadas com a ElevenChimps!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também