Você sabia que em média 1 a cada 3 cachorros está obeso ou apresenta sobrepeso? É por isso que a obesidade canina é tão preocupante, sendo a afecção nutricional que mais acomete os nossos pets.
Dos vários fatores que podem predispor a obesidade em cães, os principais são:
- idade
- raça
- sexo
- castração
- alimentação
- nível de atividade física
- questões de saúde
Como saber se o meu cão está obeso?
Para saber se um cão está acima ou abaixo do peso, é preciso avaliar a sua condição corporal através da visualização e palpação de partes específicas de seu corpo, e assim colocá-lo dentro de uma escala de 1 a 9. Por isso, é de extrema importância que haja o acompanhamento de um médico veterinário que irá indicar qual é o peso ideal de seu dog.
Cães obesos podem apresentar diversos problemas de saúde, como por exemplo:
- sobrecarga das articulações
- desequilíbrios hormonais
- redução da locomoção
- dificuldade respiratória
- maior risco de câncer
Assim, é essencial realizar o controle do peso de seu dog, de forma a garantir que ele esteja saudável e em seu peso adequado. Dessa forma, ele terá uma vida mais longa e feliz!
E como combater a obesidade canina?
De fato, a alimentação natural é uma ótima opção para cães com necessidades de perda de peso. Isso porque, dentre os seus benefícios, ela tem 70% de umidade, o que faz com que o seu dog possa ingerir uma grande quantidade de alimento (em torno de 3 vezes mais que a ração) e ainda assim chegue em seu peso ideal com saúde e bem-estar.
Além disso, é super importante que o seu dog receba exercícios que promovam um gasto de calorias, sendo também momentos de conexão entre você e seu cachorro.
Por fim, para falar mais sobre esse tema, nossa veterinária Gabriela vem responder mitos e verdades da obesidade canina. Confira no vídeo a seguir:
Inscreva-se também em nosso Canal no YouTube para conferir mais vídeos! 🐾