Um estudo realizado pelo Laboratório do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena-USP), em Piracicaba (SP), analisou os rótulos de rações para cães e gatos. E o resultado é assustador: a maioria das rações contém produtos diferentes dos mostrados nos rótulos, além de composições prejudiciais a saúde.
Segundo reportagem do G1, a análise foi conduzida no campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e coletou 82 amostras de rações para cães de 25 marcas, e 52 amostras de 28 marcas de rações para gatos disponíveis no mercado. O que se mostrou é que ao invés da carne bovina indicada na embalagem, as rações usam principalmente carne de frango e milho. Além disso, também há um desequilíbrio em nutrientes.
Adibe Luiz Abdalla Filho, pesquisador do Cena, falou sobre os resultados: “Isso, muitas das vezes, não está sendo divulgado na embalagem desses produtos. O rótulo pode apresentar um bife suculento ou steak, quando na verdade o que você está encontrando ali é praticamente milho e subproduto da cadeia de frango“.
Estar atento ao que o seu dog come é essencial para que ele tenha boa saúde e qualidade de vida. É por isso que mais e mais tutores estão abandonando as rações secas e ultraprocessadas e partindo para uma alimentação natural. É fácil perceber o que tem na tigela de um cachorro que come comida de verdade: proteína animal de qualidade e legumes frescos. Isso tudo associado à muitos benefícios para o seu dog.
Os pesquisadores não divulgaram os nomes das marcas de rações, já que o objetivo era obter uma visão geral dos produtos presentes no mercado brasileiro. Assim, perguntamos à você: o que o seu cão anda comendo?
Conheça agora qual é o melhor alimento para o seu dog!
Inscreva-se também em nosso Canal no YouTube para conferir mais vídeos!